Xpert Access

santarem

3png.png

Xpert Slider

A Câmara de Santarém apresentou, no dia 16 de setembro, o PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, no Auditório da Casa do Brasil, baseado na candidatura a fundos comunitários, no âmbito do Programa Operacional Portugal 2020.

O PEDU de Santarém configura um documento de planeamento estratégico, que visa alavancar o processo de regeneração urbana nas duas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU’S), a do Planalto de Santarém e a da Ribeira de Santarém e em Alfange. O PEDU é composto por 3 Planos de Ação - Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU), Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), e um Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas (PAICD).

As intervenções têm um investimento total de PEDU, de 7 745 294 €, em que no PARU - Plano de Ação de Regeneração Urbana, o investimento tem o valor de 4 403 235 €, no PMUS - Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, o investimento é de 1 607 059 €, enquanto no PAICD - Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas, é de 1 735 000€.

O PARU incide na Área de Reabilitação Urbana do Planalto de Santarém e vai permitir a requalificação do Mercado Municipal, da Incubadora D’Artes, a remodelação do Edifício da Câmara Municipal de Santarém, a construção do Observatório da Gastronomia, a requalificação da Casa do Relojoeiro, junto à Torre das Cabaças, a requalificação da EPC – Pólo Equestre, a beneficiação Praça Marquês Sá da Bandeira, a requalificação do Largo Infante Santo/Praça do Município, a requalificação da Praça Visconde Serra do Pilar (Largo de Marvila), a requalificação do Largo das Alcáçovas, a requalificação e valorização das Paradas da Escola Prática de Cavalaria, a remodelação do Largo Ramiro Nobre/Rua Dr. Mendes Pedroso, a requalificação do Largo dos Pasteleiros, a beneficiação do Largo Pedro Álvares Cabral e a beneficiação do Miradouro de Santa Margarida.

O PMUS vai permitir promover e investir na acessibilidade e mobilidade no Centro Histórico, na expansão do sistema BIKESHARING, na construção da Ciclovia Eixo do Planalto/Complexo Aquático e na requalificação da Avenida D. Afonso Henriques e envolvente do Centro Escolar do Sacapeito.

O PAICD incide na Área de Reabilitação Urbana da Ribeira de Santarém e Alfange e vai possibilitar a regeneração destas duas comunidades com as seguintes intervenções: reabilitação do Edificado – Habitação Social, no Bairro de Alfange, a reabilitação do espaço público, a construção de uma Oficina Criativa, ambas em Alfange, a construção de uma Casa Mortuária na Ribeira de Santarém, a beneficiação do edificado para Habitação Social, a reabilitação de um edifício, de modo a transformá-lo num equipamento Multiusos, a requalificação do espaço público, a requalificação do edifício que acolhe o Clube de Canoagem e a requalificação da Praça Oliveira Marreca, na Ribeira de Santarém.

Consulte aqui o PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

Consulte aqui a apresentação final do PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

DMC Firewall is a Joomla Security extension!