Xpert Access

santarem

3png.png

Projetos - Iniciativas

 

Eixos estruturantes e sub-eixos

1. Consolidação Urbana

1.1. Reabilitação do edificado

1.1.1. Conservação e reutilização de edifícios municipais:

1.1.2. Parcerias com entidades públicas e privadas detentoras de imóveis no CH, com vista à conservação/reabilitação dos seus edifícios, mediante disponibilização de incentivos:

1.1.3. Incentivar ações de reabilitação de edifícios particulares:

1.2. Regeneração do espaço público

1.2.1. Conservação prioritária

1.2.2. Requalificação de elementos estruturantes

1.2.3. Renovação e reutilização de equipamentos existentes e a criar

1.2.4. Acessibilidades e mobilidade urbana

2.1. Estabilização e salvaguarda das encostas de Santarém – Plano Geral Estabilização das Encostas de Santarém (PGEES).

2.2. Valorização do património arqueológico, artístico e arquitetónico, imóvel e móvel

2. Desenvolvimento Sustentável e Empreendedorismo

2.1. Economia criativa

2.1.1. Estimular o comércio tradicional e de proximidade através da disponibilização de edifícios/equipamentos municipais para organização de mercados específicos e clusters.

2.1.2. Promover o empreendedorismo qualificado e criativo, incentivando a instalação de atividades no âmbito das novas tecnologias, indústrias não poluentes ou que se distingam das atividades maioritárias no CH.

 

2.2. Cidadania Ativa

2.2.1. Projeto "Carimbo”
Criação de uma caderneta destinada a registar o carimbo "Encontrei-te" (um por atividade), por forma a potenciar e valorizar a participação nas atividades culturais/desportivas/ sociais que decorram no Centro Histórico. Preconiza-se uma apropriação de hábitos de participação da sociedade civil nas iniciativas que são dinamizadas pelos vários agentes associativos. Conforme os participantes vão registando determinado número de carimbos, vão sendo reconhecidos com a atribuição de prémios, a definir em parceria com o comércio do Centro Histórico.

2.2.2. Projeto "Free Net”
Facultar internet gratuita aos munícipes e turistas que visitem o Centro Histórico. Preconiza-se que o utilizador, ao aceder à rede gratuita, tenha acesso imediato a um portal que reúna as informações sobre o Centro Histórico (monumentos, museus, restauração, alojamento, atividades, …). Para tal, o utilizador dirige-se ao Posto de Turismo, onde lhe é atribuída uma password, com a validade temporária desejada.

2.2.3. Projeto "Seguro no Centro”
Instalação de câmaras de videovigilância que se constituam como um equipamento a ser utilizado por forças de segurança, como complemento à sua ação, objetivando-se a segurança dos transeuntes no espaço do “Centro Histórico”.

2.2.4. Projeto "O Centro Sem Beatas”
“Portugal Sem Beatas” é um projeto que tem na sua génese a preocupação primeira da limpeza urbana nos espaços públicos. O Município irá, como parceiro, desenvolver ações de sensibilização e de recolha de beatas no Centro Histórico, complementando com o desenvolvimento de estratégias de minimização de um problema que, neste momento, é um resíduo e que pode ser transformado em recurso.

2.2.5. Projeto "Chato é…”
Campanha de sensibilização para que os transeuntes que circulam com animais de companhia desenvolvam a consciência de que é necessário que procedam à recolha dos dejetos dos mesmos. A contaminação biológica dos espaços públicos, com matéria fecal canina, contendo formas parasitárias infetantes, é um fator e risco para a poluição em geral e para as crianças em particular, pelo que é necessário minimizar s contaminação e proteger a saúde pública.

2.2.6. Projeto “Desporto no Centro ”
Dinamizar atividades desportivas informais, em espaço público e/ou equipamentos municipais nos finais de tarde e fins-de-semana. Concertação de atividades com clubes, ginásios e coletividades como forma de promoção de estilos de vida saudáveis.

 

2.3. Coesão e inclusão social

2.3.1. Projeto Quarto Crescente
Promovido pelo Município de Santarém, em estreita colaboração com a Federação Académica de Santarém: visa promover o alojamento de estudantes do ensino superior, durante um ano letivo, em domicílios de seniores situados na cidade de Santarém, assenta numa perspetiva inter geracional, de combate à solidão e revitalização da cidade.
Atualmente, este projeto está a ser divulgado junto dos públicos-alvo, parceiros sociais e grupos sócio caritativos da sociedade civil.

2.3.2. Cartão Sénior Municipal
Com o objetivo de apoiar os idosos e sensibilizar o setor privado para a responsabilidade social e participação cívica solidária, o Cartão Sénior Municipal (CSM) é uma mais-valia para os idosos com idade igual ou superior aos 60 anos, cujos rendimentos sejam inferiores ao estipulado para a Remuneração Mínima Mensal Garantida, que por falta de meios, se vêm limitados no acesso a uma situação financeira e social mais digna.

Os Portadores deste Cartão beneficiam de acessos gratuitos e reduções na aquisição de diversos bens e serviços, sendo de destacar que:
- Existem 32 entidades aderentes que concedem benefícios aos portadores do CSM: farmácias, talhos, peixaria, óticas, laboratórios de análises, Hospital Privado e outras lojas diversas;
- Os descontos que concedem são de acordo com as possibilidades de cada entidade e situam-se entre 5% e 50%;
- 42% das entidades aderentes situam-se no Centro Histórico de Santarém.

2.3.3. Serviço de Teleassistência Domiciliária
Responde a situações vividas pela população idosa que se encontra em situação de dependência, isolamento e vulnerabilidade; cada equipamento tem um botão de emergência que pode ser usado no pulso ou ao peito e que acionado permite o contato imediato com uma Central Telefónica que funciona 24h/dia nos 365 dias do ano. Esta Central encaminha as situações através de contatos com familiares, com serviços de emergência médica, entre outros.
De registar que:
- existem 60 equipamentos instalados no concelho;
- 10% dos equipamentos estão instalados em domicílios situados no Centro Histórico;

2.3.4. Voluntariado de Proximidade
Projeto baseado nas relações de proximidade, no sentido de prestar apoio pessoal e social a pessoas idosas, em contexto domiciliário, que encontram em situação de isolamento e solidão. Este projeto é desenvolvido, semanalmente, por voluntários (conversar, escutar, acompanhar nas idas ao médico, passear, auxiliar nas compras, entre outras).
- Projeto já desenvolvido, atualmente em fase de reativação.

3. Cultural, Património e Turismo

3.1. Criação e programação cultural

3.1.1. In Str (PDF);

3.1.2. Implementar uma plataforma de trabalho conjunto com os Agentes Culturais do território e aqueles que adiram a este processo de intervenção;

3.1.3. Desenvolver uma programação cultural para o centro Histórico afirmando a Santarém como cidade de Cultura;

3.1.4. Promover articuladamente com os Agentes Culturais um ambiente de criação artística, facilitadora do aparecimento e consolidação de novos talentos;

3.1.5. Potenciar produtos e serviços culturais locais com criatividade e competitividade, sublinhando a importância da associação do nome da cidade, como marca de qualidade, aos produtos culturais que da mesma emanam, assumindo a expressão “Feito em Santarém”;

3.1.6. Inserir as preocupações e as temáticas deste Plano de Ação, na programação cultural dos equipamentos municipais;

3.1.7. Estabelecer redes de cooperação com organizações de cidadãos, não estritamente da área cultural, mas também de outras áreas, nomeadamente os que trabalhem para a solidariedade.

3.2. Património Cultural

3.2.1. Valorização e evidenciação da excecionalidade artística, histórica e humana de espaços, vivências e ritos consolidados neste território;

3.2.2. Promoção de iniciativas de diversa índole que contribuam para o reforço dos mecanismos da identidade e da coesão social, contribuindo para o aumento da autoestima dos habitantes do Centro Histórico e de Santarém;

3.3. Turismo;

3.3.1 Turismo Religioso;

3.3.2 Desenvolvimento de um Plano de Uso Público;

3.3.3 Concretização de um processo de animação turística, tirando partido de ações em curso, ou outras que se possam vir a organizar;

3.3.4 Implementação de ações de estruturação da oferta;

3.3.5 Promoção de estudo de caracterização do visitante / Turista do centro Histórico de Santarém;

3.3.6 Potenciar todos os meios disponíveis para promover o Centro Histórico como destino turístico.

DMC Firewall is a Joomla Security extension!